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Resident Evil - Todas As Versões [+Analise]

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Mensagem  Aster Phoenix Sáb Jul 11, 2009 9:05 pm

Olá pessoal.Muitos já devem estar cansados de ouvir,mas RE é pra mim,a melhor série de games q existe,desde que foi lançado no Playstation,vem revolucionando cada vez mais as formas como os jogos devem ser feitos.Agora a série está em seu quinto capítulo,por essa razão,estou fazendo uma análise sobre o primeiro jogo da série,que sem sombra de dúvidas é um dos mais difíceis (e um dos melhores),jogos para o amado console.Como existem 3 edições do mesmo(5 se contar o remake para Gamecube e o Deadly Silence para DS,mas aí já é outra história)eu farei uma análise sobre cada um,apontando seus aspectos positivos e negativos a cada relançamento.

Resident Evil - Todas As Versões [+Analise] 19845428002front

A)Título: Resident Evil

Lançamento: 30 de Março,1996(US)/22 de Março,1996(JP)/1 de Agosto,1996(EUR)
Regiões: USA(NTSC-U/C),Japão(NTSC-J) e Europa(PAL)
Produtora: Capcom Production Studios 4
Distribuidora: Capcom
Jogadores: 1 Player
Mídia: CD
Gênero: Survival Horror/Ação/Aventura em 3ª pessoa
Consoles: Playstation,Sega Saturn e PC

1- Introdução
Depois que o gênio George A. Romero redefiniu os filmes de terror ao trazer para as telonas mortos-vivos comedores de carne humana,muitos utilizaram essa idéia para criar outros filmes,e claro jogos,tais como Alone in the Dark.Mas quando o Playstation chegou mostrando seu verdadeiro poder,a Capcom viu no console a oportunidade perfeita para criar um jogo que realmente trouxesse o terror para o universo dos games,e assim surgiu ''Biohazard'',criado por Shinji Mikami e que no ocidente receberia o título ''Resident Evil''.O sucesso incrível do primeiro jogo teve uma repercusão semelhante a outra série de sucesso,Mortal Kombat,onde logo foram criados filmes,brinquedos,HQs,livros e muito mais carregando o nome da franquia.

A trama é simples,porém funcional e com muitos momentos emocionantes.O jogo se passa em julho de 1998 na fictícia Raccoon City,localizada no meio-oeste dos Estados Unidos,e várias mortes bizarras estão ocorrendo,principalmente pela floresta local,''Raccoon Forest''.As vítimas aparentam ter sido atacadas por um grupo de pessoas através de atos de canibalismo,cabendo assim a polícia da cidade,S.T.A.R.S(Special Tactics and Rescue Service)mandar um grupo de policiais(o Bravo Team)para investigar o local.
Algum tempo se passou e o Bravo Team não fez mais contato,logo mais um grupo é enviado(Alpha Team) para descobrir o que aconteceu.A equipe é composta por 5 membros: Jill Valentine,Chris Redfield,Albert Wesker,Barry Burton e Joseph Frost.Ao chegarem no local,o grupo encontra o helicóptero do Bravo Team,mas sem nenhum sinal de sobreviventes.Enquanto fazia a varredura,Joseph encontra uma pistola com uma mão firmemente presa a ela,e tomado pelo susto,o policial é atacado por uma estranha criatura semelhante á um cachorro em estado de putrefação.
Sem saída,o grupo se dirige á uma mansão aparentemente abandonada na floresta e decidem investigar a casa,até que encontram um dos membros do Bravo team sendo comido por um zumbi,mas o terror está apenas começando,pois existem muitas outras criaturas espalhadas pela mansão e Jill Valentine e Chris Redfield(que você controla durante a aventura)terão que sobreviver a isso para descobrirem a verdade por trás disso tudo e fugir com vida.

2- Gráficos
Lançado um ano após o nascimento do Playstation,é incrível como os gráficos desse jogo conseguiram sobreviver ao tempo.Para criar um estilo próprio ao jogo,a Capcom decidiu optar por personagens em 3D se movimentando em cenários pré-renderizados e com ângulos de câmera pré-estabelecidos(estilo que seria seguido por muitas séries de sucesso,como Dino Crisis e Onimusha).Isso permitiu a criação de cenários amplos e repleto de detalhes e itens espalhados,e explorar cada vez mais se torna necessário para manter estoques de armas,itens de curas,chaves,arquivos,etc.Curiosamente,os videos de abertura e encerramento não são em CG como os jogos posteriores,utilizando atores reais para o mesmo,dando um clima de filme B interessante,mas que não teve prosseguimento nos outros.A Capcom realmente caprichou nesse quesito e sem dúvida revolucionou o gênero na época.

3-Som
3.1- Efeitos Sonoros: Outro fator bastante competente do jogo.Existem diversos efeitos pelo jogo,e boa parte deles está relacionado ao cenário.Um bom exemplo disso é quando algum dos personagens está andando,podemos ouvir o som de seus passos e eles variam de acordo com a superfície do chão,seja em cima de um barril de madeira ou mesmo em cima de um tapete.Outro bom exemplo disso é o ruído das portas,que inegavelmente aumentam o clima de terror e consequentemente a tensão do jogador.Talvez hoje em dia o efeito não seja o mesmo,mas sem dúvida foi um dos aspectos clássicos do título.
3.2- Dublagem: Nesse fator um dos meus exemplos favoritos são os jogos da série Legacy of Kain,onde a dublagem é um show a parte.Resident Evil não faz feio e possui dubladores competentes,e como são poucos os personagens fica mais perceptível.O único problema fica por conta da falta de movimentos labiais dos mesmos,mas é um fator relevável,já que nem nos sucessores isso mudou.
3.3- Trilha Sonora: Curiosamente,essa foi a parte mais alterada nas versões lançadas do primeiro capítulo da série.Nesta primeira edição,a música foi composta por Makoto Tomozawa,Akari Kaida e Masami Ueda,e funcionam por manter o clima de tensão do jogo á todo momento,mas infelizmente por possuir essa característica acaba não possuindo nenhuma trilha realmente marcante e muitos podem não notá-la em certos momentos,mas no geral cumpre bem o seu trabalho.

4- Jogabilidade
Chegamos ao ponto onde Resident Evil ganha(e perde)força.A jogabilidade foi uma revolução por si só por ser algo quase que inédito,servindo de parâmetro para diversos jogos.Os comandos são simples,porém úteis.Com um botão você mira,com outro você corre,e com outro você atira e pega itens espalhados pelo cenário.A movimentação é o grande diferencial,onde os comandos podem confundir um pouco,já que o direcional para cima é sempre para mover o personagem para frente,e por aí em diante.Até aí tudo bem,mas o grande problema reside no fato de ter sido constantemente usado em outras séries e até mesmo em outros jogos de RE(no RE3 isso mudou um pouco,mas não como em RE4),tornando-se assim algo ultrapassado ao longo dos anos,diferente de seus outros aspectos.Mas é inegável a sua importância e impacto na época.

5- Replay
Já que o acrescento de extras não era algo ainda muito comum, esse fator ficava restrito ao fato de você gostar ou não do jogo.Mesmo assim,Resident Evil traz diversos finais diferentes para os dois personagesn,além de novas roupas,tornando assim a experiência mais gratificante.O jogo em si já vale e muito,mas um conteúdo adicional nunca é demais e a diversão fica garantida,até para compensar a extrema dificuldade do jogo(principalmente para iniciantes).

Resident Evil - Todas As Versões [+Analise] Screenshotimagem20974 Resident Evil - Todas As Versões [+Analise] Screenshotimagem20973q

7- Conclusão
Enfim,Resident Evil é um dos melhores jogos já feitos para o amado console Playstation,e sem dúvida foi uma revolução quando lnaçado,não sendo á toa a ótima recepção da crítica e dos gamers,que foram levados ao terror com este jogo.Com diversos aspectos positivos,o título praticamente estabeleceu o paradigma para os jogos que estavam por vir e o estabelecimento definitivo do gênero ''Survival Horror'',que traria títulos como Parasite Eve,Silent Hill,Clock Tower e Fatal Frame.Um título recomendadíssimo,fãs da série precisam jogar,assim como os fãs de Survival Horror,que encontrarão neste inimigos e quebra-cabeças desafiadores,além de,obviamente,o terror característico desses jogos.

8- Considerações Finais

--Pontos Positivos
-Gráficos que envelheceram bem
-Parte sonora competente
-Jogabilidade original
-Terror,tensão e ação corretamente mesclados
-Enredo simples,porém divertido e que prende sua atenção até o final

--Pontos Negativos
-Trilha sonora agrada,mas nenhum tema realmente impactante
-Uma revolução na época,mas hoje em dia,uma jogabilidade ultrapassada
-Muito difícil para iniciantes

9- Notas Finais

Gráficos = 8.5
Som = 8.0
Jogabilidade = 8.5
Replay = 8.5

Nota Final = 8.5*

*Essa nota não tem relação direta com as demais, expressando somente a minha opinião sobre o jogo no seu geral, e não em seus aspectos técnicos.

10- Notas da Crítica
Gamespot = 8.2/10
IGN = 8.7/10
Just Adventure = A
Gaming Target= 9.1/10
Mad Gamers = 9.8/10
Game Revolution = A-
Game Power = 3.5/4
Cinescape Online = 90/100
Absolute PlayStation = 91/100
Electronic Gaming Monthly = 8.8/10
Resident Evil - Todas As Versões [+Analise] 19846228003front

B)Título: Resident Evil: Director's Cut
Lançamento: 30 de Setembro,1997(US)/25 de Setembro,1997(JP)/10 de Dezembro de 1997(EUR)
Regiões: USA(NTSC-U/C),Japão(NTSC-J) e Europa(PAL)
Produtora: Capcom Production Studios 4
Distribuidora: Capcom
Jogadores: 1 Player
Mídia: CD
Gênero: Survival Horror/Ação/Aventura em 3ª pessoa
Consoles: Playstation

1- Introdução
18 meses após o lançamento do Resident Evil original,os fãs não aguentavam mais a espera pelo segundo jogo da série,mas infelizmente o lançamento de RE2 foi adiado e a Capcom decidiu relançar o clássico de 96 trazendo algumas diferenças significativas e um cd demo do próximo jogo.As mudanças tornaram o jogo mais acessível para os gamers,mas que infelizmente não foram o suficiente para se tornar tão expressivo ou necessário como o remake para Gamecube(lançado 6 anos após o primeiro),mas que vale a pena por trazer este clássico para o publico da época.

2- Gráficos
Posso até estar enganado,mas aqui nenhuma ou melhoria foi implementada.Para se ter uma idéia,quando o personagem está parado,ele continua estático no cenário(algo que mudaria em RE2,onde o personagem,mesmo parado,se movimentava ao respirar).Nem sequer os vilões ou mesmo os cenários tiveram mudanças,configurando-se como um ponto contra o jogo.

3- Som
3.1- Efeitos Sonoros: Aqui também sem mudanças.Mantém a qualidade da versão anterior,e na realidade,não havia mesmo necessidade de mudar algo aqui.No mais,cumpre o seu trabalho tal como a outra versão.
3.2- Dublagem: Mesma situação aqui.Não tinha muita coisa a ser melhorada nesse quesito,mas a Capcom poderia pelo menos ter acrescentado a dublagem japonesa aqui,mas não foi o que aconteceu,infelizmente.
3.3- Trilha Sonora: Ela seria radicalmente modificada na próxima edição,aqui ela continua a mesma da versão anterior,e minha opinião aqui é a mesma da anterior.

4- Jogabilidade
Continuou do mesmo jeito(novidade né?? ).A capcom levou o termo ''relançamento'' a sério demais,não seria nada mal ter investido um pouco mais nessa edição,mas é o que como dizem:''em time que está ganhando,naum se mexe)

5- Replay
Aqui pelo menos algumas coisas foram acrescentadas.O título ''Director's Cut'' se deve ao fato desta nova edição conter certo material censurado,o que já é algum avanço.Além disso,o jogo conta com mais dois modos de jogo inéditos,''Begginner''(onde a quantidade de itens de cura e munição dobrou)e ''Advanced''(este sim vale á pena,os personagens estão com novas roupas,armas mais poderosas e itens em lugares distintos),mudando um pouco a experiência e auxiliando os iniciantes a pegarem o ritmo do jogo.

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Resident Evil - Todas As Versões [+Analise] Resevdcscreen003 Resident Evil - Todas As Versões [+Analise] Resevdcscreen004

7- Conclusão
Resumindo,Resident Evil: Director's Cut trouxe de volta um dos melhores jogos de Playstation,mas infelizmente poucas foram as novidades contidas no mesmo.Se você gostou do primeiro,seria bom ter essa edição já que é praticamente a mesma coisa,mas com alguns adicionais que vai agradar principalmente os fãs.Poderia ter sido bem mais,mas faltou ousadia por parte da Capcom e essa edição só foi uma estratégia comercial da empresa,uma pena.

8- Considerações Finais

--Pontos Positivos
-O retorno do RE original
-Conteúdo censurado na primeira versão mostrado aqui
-O jogo ficou mais acessível para os jogadores

--Pontos negativos
-Pouquíssimas novidades,que só valerão á pena para fãs
-Edição completamente comercial

9- Notas Finais

Gráficos = 8.5
Som = 8.0
Jogabilidade = 8.5
Replay = 8.5

Nota Final = 6.5*

*Essa nota não tem relação direta com as demais, expressando somente a minha opinião sobre o jogo no seu geral, e não em seus aspectos técnicos.

10- Notas da crítica

Resident Evil: Director's Cut Reviews
IGN = 8.9/10
Electric Playground = 9/10
PSX Nation = 78/100
Absolute PlayStation = 91/100
Electronic Gaming Monthly = 4.3/10
Official Playstation Magazine = 3/5

Continua...
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